
Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, e se converteu ao Catolicismo aos dezesseis anos. Como soldado era especialista em explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido.
em 1982, quando Moore e o desenhista David Lloyd lançaram a série sobre um misterioso personagem que organiza um plano para destruir o governo autoritário que tomou o poder na Inglaterra. Finalizada em 1988, a obra foi escrita durante os duros anos do governo de Margaret Thatcher e ainda sob a influência da Guerra Fria.
Nos protestos, os manifestantes usam a versão da máscara criada para o filme "V de vingança", lançado pelos irmãos Wachowski em 2006 - versão desprezada pela crítica e abraçada por boa parte do público. Ironicamente, parte do dinheiro usado na compra das máscaras vai para uma supercorporação, a Warner Bros, que detém os direitos autorais do material.

"Aquele sorriso é tão assustado", admite Moore, "Tentei usar a natureza misteriosa dele para criar um efeito dramático. Podíamos mostrar uma imagem do personagem apenas parado, silencioso, com uma expressão que poderia ser agradável, jovial ou sinistra. E quando você tem um mar de máscaras do V, faz os manifestantes parecerem um organismo único - o 99% que ouvimos tanto. Isso é formidável. Posso ver porque eles a escolheram."
Para os protestos contra o sistema financeiro, os manifestantes escolheram o slogan "Somos os 99%", contra o 1% que detém a maior parte da riqueza nos EUA e no mundo. Outra ideia que parece agradar Moore.
Dados da Wikipédia e Infoglobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário